Também conhecida como treinamento com pesos, a musculação é uma das atividades mais procuradas e praticadas no Brasil e no mundo, podendo ser realizada com o auxílio de aparelhos, pesos livres (barras, anilhas e halteres) ou até mesmo com o próprio peso do corpo.
A musculação pode ser praticada por variados grupos de pessoas desde adolescentes a idosos passando por portadores de deficiências físicas e mentais, indivíduos com doenças como diabetes, cardiopatias (distúrbios no coração), hipertensão (pressão arterial acima do normal), pessoas em quadro pós-operatório ou recuperando-se de lesões, que necessitam de fortalecimento muscular.
Os resultados provocados pela musculação podem ser variados e dependerão da genética do indivíduo que pratica a modalidade, do objetivo que ele deseja alcançar, do tipo de treino e da forma em que as variáveis utilizadas na musculação serão trabalhadas (freqüência de treino, grupos musculares trabalhados, número de exercícios para cada grupamento, número de séries, repetições, intensidade, volume do treinamento, pausa entre os exercícios, tempo de repouso entre os dias de treino, etc.). Dessa forma, podemos dizer que nem todo mundo que pratica a musculação ficará com o aspecto físico de fisiculturista, tudo dependerá dos fatores citados anteriormente e da manipulação das variáveis da musculação.
Da mesma forma que os resultados, os benefícios da musculação também dependerão de todos os fatores citados e poderão ser os mais variados, dependendo, portanto, do objetivo e do treinamento proposto pelo educador físico responsável.