Musculação

Também conhecida como treinamento com pesos, a musculação é uma das atividades mais procuradas e praticadas no Brasil e no mundo, podendo ser realizada com o auxílio de aparelhos, pesos livres (barras, anilhas e halteres) ou até mesmo com o próprio peso do corpo.

A musculação pode ser praticada por variados grupos de pessoas desde adolescentes a idosos passando por portadores de deficiências físicas e mentais, indivíduos com doenças como diabetes, cardiopatias (distúrbios no coração), hipertensão (pressão arterial acima do normal), pessoas em quadro pós-operatório ou recuperando-se de lesões, que necessitam de fortalecimento muscular.

Os resultados provocados pela musculação podem ser variados e dependerão da genética do indivíduo que pratica a modalidade, do objetivo que ele deseja alcançar, do tipo de treino e da forma em que as variáveis utilizadas na musculação serão trabalhadas (freqüência de treino, grupos musculares trabalhados, número de exercícios para cada grupamento, número de séries, repetições, intensidade, volume do treinamento, pausa entre os exercícios, tempo de repouso entre os dias de treino, etc.). Dessa forma, podemos dizer que nem todo mundo que pratica a musculação ficará com o aspecto físico de fisiculturista, tudo dependerá dos fatores citados anteriormente e da manipulação das variáveis da musculação.

Da mesma forma que os resultados, os benefícios da musculação também dependerão de todos os fatores citados e poderão ser os mais variados, dependendo, portanto, do objetivo e do treinamento proposto pelo educador físico responsável.

Benefícios da Musculação:

  • Aumento da força e da massa muscular;
  • Diminuição do peso gordo e percentual de gordura corporal;
  • Aumento do metabolismo;
  • Melhoria do condicionamento físico e do desempenho esportivo;
  • Correção postural;
  • Aumento da resistência muscular, da proteção dos ossos e articulações;
  • Aumento da resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções oportunistas;
  • Redução do risco de problemas cardíacos;
  • Redução do risco de hipertensão;
  • Redução do risco de problemas de colesterol, obesidade e diabetes;
  • Melhora da circulação (a musculação nos membros inferiores do nosso corpo ajuda o sangue a retornar ao coração, pois quando os músculos da perna estão fortes eles contraem eficientemente durante o movimento ajudando a empurrar o fluxo sangüíneo e volta para o coração);
  • Favorece no conforto na vida diária e do trabalho físico;
  • Melhora da estética, aumenta o volume dos músculos modelando o corpo e reduzindo a flacidez, aumentando a auto-estima;
  • Para que os benefícios da musculação sejam alcançados da melhor forma, o indivíduo deverá ter disciplina para praticar a modalidade regularmente, sempre dispor da orientação de um educador físico e respeitar seus limites.