Abdominal

Exercícios abdominais são aquele que trabalham a musculatura abdominal (oblíquo externo, oblíquo interno, transverso, reto abdominal e piramidal). Os exercícios abdominais são temidos por muitas pessoas nas academias, mas são importantes e quando bem executados, trazem benefícios para quem os pratica; uma vez que os músculos abdominais são essenciais para a boa movimentação de todo corpo durante as atividades diárias, tem também a função de proteger os órgãos da cavidade abdominal alem de colaborar com os músculos do dorso nos movimentos do tronco, na manutenção da posição ereta e na estabilização da pelve quando se movimentam os membros inferiores.

Benefícios:

  1. Reduz a dor nas costas – os músculos do nosso abdômen estão totalmente ligados com os músculos das costas; juntos fazem o papel de sustentação do centro do nosso corpo, sendo a base para o resto dos movimentos e outras funções do corpo.
  2. Melhora a postura – músculos  abdominais fortes apoiam de forma adequada o alinhamento das vértebras, que influenciam totalmente na postura; alem disso ajudam a sustentar a coluna e com isso diminuir o desgaste da mesma, evitando complicações como hernia de disco.
  3.  Contribui para os movimentos simples do dia a dia – todas as tarefas diárias requer a força do núcleo do seu corpo; “a pelve é o centro real de sua gravidade”, esse centro suporta o seu alinhamento, o que aumenta a sua capacidade de realizar tarefas. Uma musculatura abdominal forte ajuda também no equilíbrio.
  4. Trabalha a respiração – um treinamento voltado para os músculos abdominais, incluindo os intercostais e os do diafragma melhora a respiração.
  5. Melhora a performance em qualquer atividade física – um centro poderoso te faz melhor em qualquer atividade. O abdômen é o centro a partir do qual serão ativadas as articulações; portanto quanto mais músculos você tem na região abdominal, mais energia será gerada para o resto do seu corpo.
  6. Excelente para as grávidas – para a gestante manter o abdômen forte é muito importante para facilitar o trabalho de parto e a recuperação pós gravidez será muito mais rápida. Mas para isso é importante ter a liberação do médico antes e ser orientada por um profissional para capacitado para saber quais exercícios pode-se fazer.